MISSÃO
O Colégio Alternativo Anglo tem por Missão proporcionar uma educação de qualidade que promova o crescimento intelectual, emocional e social de cada aluno. Através de um ambiente de aprendizagem inclusivo e inspirador, buscamos capacitar os nossos alunos a alcançar seu pleno potencial e se tornarem cidadãos responsáveis e engajados em um mundo em constante mudança.
VISÃO
Ser reconhecida como uma instituição líder em excelência educacional, inovação pedagógica e inclusão. Nossa visão é criar um ambiente de aprendizagem dinâmico e colaborativo, onde todos os alunos sintam-se valorizados, desafiados e apoiados em sua jornada de desenvolvimento acadêmico e pessoal.
VALORES
Como instituição de ensino de qualidade, primamos pelos seguintes valores:
1º. Excelência: Buscamos a excelência em tudo o que fazemos, desde o ensino e aprendizagem até a administração escolar e o envolvimento com a comunidade.
2º. Respeito: Valorizamos a diversidade e tratamos todos os membros da comunidade escolar com respeito, empatia e compaixão.
3º. Inovação: Estamos comprometidos com a busca constante por práticas educacionais inovadoras que inspirem e desafiem nossos alunos a alcançarem seu máximo potencial.
4º Integridade: Agimos com honestidade, transparência e responsabilidade em todas as nossas interações, promovendo um ambiente de confiança e integridade.
5º Colaboração: Reconhecemos que o sucesso de nossos alunos depende da colaboração entre alunos, educadores, pais e comunidade. Encorajamos o trabalho em equipe e a cooperação para alcançar objetivos comuns.
Nossas ações pedagógicas se pautam em três valores:
- 1º Valores éticos: autonomia, responsabilidade, solidariedade e respeito ao bem comum;
- 2º Direitos e deveres de cidadania, do exercício da criticidade e do respeito a ordem democrática;
- 3º Valores estéticos, ou seja, a sensibilidade, a criatividade e a diversidade de manifestações artísticas e culturais.
PRINCÍPIOS
A Escola propõe uma educação comprometida com a cidadania, com base nos seguintes princípios:
- a) Dignidade da pessoa humana, que implica em respeito aos direitos humanos, repúdio a discriminação de qualquer tipo e respeito nas relações interpessoais;
- b) Igualdade de direitos, referindo-se a necessidade de garantir a todos a mesma dignidade e possibilidade de exercício da cidadania, considerando os princípios de equidade, isto é, que existem diferenças (étnicas, culturais, regionais, de gênero, etárias, religiosas) e desigualdades (socioeconômicas) que necessitam ser levadas em conta para que a igualdade seja efetivamente atingida;
- c) Participação, que traz a noção de cidadania ativa, compreendendo que não se trata de uma sociedade homogênea e fazendo com que a escola seja um espaço de transformação.
OBJETIVOS
Os objetivos que a escola se propõe a atingir são:
- I – o autodesenvolvimento do educando como ser humano;
- II – a capacidade de diálogo e mutua aceitação;
- III – o respeito a liberdade, a dignidade e o apreço a tolerância;
- IV – o desenvolvimento da solidariedade, da responsabilidade, do senso crítico e do discernimento de valores;
- V – a compreensão dos direitos e deveres da pessoa humana, do cidadão, da família, do Estado e dos demais grupos que compõem a sociedade;
- VI – o conhecimento e a prática de normas de conduta moral e ética que servirão de base para a vida familiar, social e profissional;
- VII – o desenvolvimento do senso crítico e a formação de cidadãos conscientes;
- VIII – a preocupação com o desenvolvimento da boa qualidade de vida, enaltecendo sempre os pontos positivos da pessoa humana;
- IX – a preservação do meio ambiente;
- X – o necessário preparo para o domínio dos recursos científicos e tecnológicos.
- XI – o fortalecimento do vínculo com as famílias e comunidade.
Assim, o Centro Alternativo de Educação, inspirado nos princípios de liberdade e nos ideais de solidariedade humana, tem por objetivo o pleno desenvolvimento do educando, assegurando-lhe uma formação comum, indispensável para o exercício da cidadania, e apresentando meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores; da formação de consciência crítica, capaz de perceber os valores autênticos para uma sociedade mais justa e do serviço de construção de um mundo cada vez mais humano e justo pelo exercício livre e responsável de sua cidadania.